Escrito por 7:54 pm Atendimento, Persuasão, Uncategorized

Acompanhamento de vendas: antes, durante e depois

Nós da TKO já ressaltamos a importância do acompanhamento de vendas e do follow-up comercialdiversas vezes, inclusive dando dicas sobre como melhorar seu atendimento on-line

Vale relembrar aqui o motivo pelo qual insistimos em tratar desse tema – o atendimento é sua principal via de comunicação com o cliente, e suas interações serão essenciais para montar uma imagem positiva (ou negativa!) de sua empresa para o contratante. 

Dessa vez, vamos tocar em um aspecto do acompanhamento comercial que muitos podem, erroneamente, tratar com certo desleixo: o atendimento pós-vendas. O trabalho não termina ao fechar negócio!

Por que seguir com o atendimento ao cliente?

Para começar, vamos te dar um incentivo: o acompanhamento pós-venda é, em si, uma ferramenta de vendas. O contato contínuo com o cliente comprovadamente aumenta suas chances de realizar vendas futuras com o mesmo, e criar um rapport duradouro.  

Segundo estatísticas de 2019 da KPMG:

  • Atrair novos consumidores é mais caro do que vender para os antigos;
  • 86% das pessoas recomendariam uma marca a qual são fiéis a amigos e à família;
  • 52% dos consumidores preferem comprar de uma marca com a qual já têm um relacionamento, mesmo se o produto for mais caro.

Dessa forma, ficam claras as vantagens monetárias do acompanhamento pós-vendas. A retenção e a fidelização de seus clientes podem ser até mais importantes do que a conquista de novos leads. 

Acompanhamento durante o serviço

Se sua empresa trabalha com produtos, serviços ou projetos que levam tempo a serem desenvolvidos, a comunicação com o cliente é de ainda maior importância. O diálogo é a chave para que se chegue a resultados que agradem o consumidor.

Essas comunicações frequentes para tocar o projeto são, também, uma ótima oportunidade para deixar uma boa impressão com o seu atendimento. Seja solícito, eficaz, e busque sempre fornecer a melhor experiência possível para sua clientela. A satisfação dessa interação positiva com certeza se refletirá em apreço à sua marca. 

Dicas para o acompanhamento pós-vendas

Faça pesquisas de satisfação após a venda

Além de um ótimo pretexto para continuar a comunicação, esse feedback pode ser instrumental em melhorar seus produtos, serviços e desempenho. Prepare perguntas diretas e fáceis de responder! Quanto maior a complexidade, maior a probabilidade de que sua pesquisa será ignorada. 

Uma vez que a pesquisa for respondida, aproveite a conversa já estabelecida para verificar se o cliente tem alguma outra necessidade que você pode atender no momento. 

Envie atualizações sobre seus produtos e promoções

Uma das maneiras mais fáceis de fazer com que seu cliente não esqueça sua marca, e fique sempre inteirado nas oportunidades e produtos que você está oferecendo, é enviar atualizações sobre novidades e promoções.

Apenas tome cuidado! Não seja muito intrusivo ou faça essas comunicações com frequência excessiva. O objetivo é atiçar a curiosidade do consumidor, não o cansar. 

O papel das redes sociais

Uma outra boa maneira de se manter conectado a seus clientes é tê-los nas redes sociais de seu negócio. As mantenha sempre ativas e atualizadas para garantir sua presença no feed do consumidor. 

Essa estratégia não substitui o contato direto, que irá gerar respostas com muito maior frequência. Mesmo assim, suas redes farão com que o cliente se lembre da sua marca e pense nela com maior facilidade quando tiver necessidade de seus produtos.

Ofereça benefícios ou ofertas para clientes antigos

Além de seu atendimento de qualidade e produtos impecáveis, dê ao cliente mais um motivo para retornar a fazer negócios com sua empresa. Serviços adicionais ou diminuições de preço não serão apenas financeiramente atrativas, mas fortalecerão a relação pessoal entre sua marca e o cliente. 

Essa é uma técnica que chamamos de “gatilho de reciprocidade.” As pessoas se sentem impelidas a retornarem os favores que recebem. Descubra mais aqui com nossas técnicas de persuasão para vendas! 

Para aqueles preocupados com quaisquer perdas monetárias, lembrem-se: o ganho com um cliente que continua a retornar para a sua empresa será bem maior do que possíveis perdas oriundas de descontos.

Agora é só colocar em prática!

Com essas informações, garantimos que você poderá fornecer um atendimento completo e de qualidade! 

Quer conversar mais conosco sobre técnicas de venda ou deseja discutir seu projeto? Envie um WhatsApp para a gente no número (11) 99008-5745!

(Visited 10 times, 1 visits today)

Compartilhar é se importar!

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu e-mail
Fechar