A primeira impressão muitas vezes é aquela que mais importa. E no mundo das vendas isso não é diferente. O relatório CX Accelerator de 2022, da Zendesk, mostra que mais de 60% das empresas consideram que o atendimento ao cliente afeta diretamente suas vendas.
Em um cenário em que uma grande parte dos negócios é iniciada de forma remota (sem contato direto entre as partes), por mensagens em redes sociais ou no WhatsApp, corremos o risco de não dar a devida importância ao nosso contato inicial com o cliente. Nesse artigo, listamos quatro maneiras de otimizar seu atendimento online para te ajudar a aumentar a taxa de conversão de seu negócio e a utilizar ao máximo os benefícios do atendimento a distância.
1- Seja agradável durante o atendimento à distância
Certamente o conselho mais básico dessa lista, mas é sempre bom reforçá-lo. Busque tratar o seu cliente da maneira que você desejaria ser tratado. Muitas vezes, a escolha do consumidor entre você e seu concorrente será baseada no fator humano.
Com qual empresa o cliente se sentiu mais acolhido? As emoções têm grande peso na hora de tomarmos decisões importantes.
Existem, porém, particularidades no atendimento remoto. No atendimento presencial, a linguagem corporal é um grande fator em nossa comunicação, e pode transmitir uma variedade de sentimentos positivos. Mas como passar essas sensações com o atendimento a distância?
Estratégias para o contato on-line
O principal é sempre buscar tirar total proveito daquilo que temos à nossa disposição. Dessa forma, se estiver realizando um atendimento on-line por vídeo, busque carregar nas expressões faciais. Se for por telefone, tente mostrar emoção na sua voz.
O maior desafio é a comunicação por meio de mensagens de texto.

Atendimento por WhatsApp
Sem o auxílio de nossa linguagem corporal, expressões faciais e entonação de voz, corremos grandes riscos de passar a impressão errada ao enviarmos mensagens de texto. O profissional de atendimento por chat deve tomar cuidado com o tom de suas mensagens.
Algumas dicas incluem:
- Evite abreviações e gírias de internet – uma parcela do público provavelmente não conseguirá te entender, e clientes mais sérios não gostarão da informalidade. Busque sempre seguir a norma correta da língua.
- Responda com rapidez – não é necessário sempre dar respostas imediatas, mas não deixe a mudança para o atendimento remoto criar maus hábitos com os clientes. Pode acabar passando impressão de desleixo. Você não gostaria que os outros desperdiçassem seu tempo, não é mesmo?
- Cheque a claridade de suas informações – releia suas mensagens e tente imaginar que tipo de interpretações errôneas elas poderiam gerar. Busque sempre eliminar essas ambiguidades.
- Evite transmitir frieza – com certeza, o maior desafio no atendimento por WhatsApp (ou outros canais de mensagens) é conseguir soar amigável sem o auxílio de nossas expressões e voz. Táticas como o uso repetido do nome do cliente ou o uso moderado de emoticons mais neutros podem nos auxiliar com o tom de nossas conversas.
- Se estiver tendo problemas de comunicação ou precisar transmitir informações complicadas, considere enviar um áudio para seu cliente em que você possa se expressar com clareza. Mas cuidado! Sempre pergunte se o cliente aceitaria receber informações dessa forma. Mesmo que muitos prefiram ouvir áudios, outras pessoas não gostam ou não terão como escutar sua mensagem naquele momento.
2- Persuasão no atendimento on-line
Independentemente do meio de comunicação, para aqueles que buscam aumentar sua taxa de conversão, técnicas de vendas são ferramentas essenciais e de eficácia comprovada. A boa notícia é que, mesmo que o atendimento a distância mude nossa forma de comunicação, a grande maioria dessas técnicas pode ser adaptada para o uso remoto.
Na Tikao Comunicação nosso principal diferencial é a presença de profissionais treinados em PNL e hipnose, que utilizam de linguagem persuasiva para aumentar os nossos resultados e os de nossos clientes. E se você tem dúvidas quanto a utilização de técnicas persuasivas, ou até mesmo acha o termo suspeito, confira nosso artigo sobre as diferenças entre persuasão e manipulação.
Técnicas que citamos no item anterior, como a repetição do nome do cliente, e a utilização da linguagem corporal são apenas duas das estratégias de venda que a linguagem persuasiva pode te oferecer.
Para saber mais, confira nosso Curso Online de Linguagem Hipnótica para Vendas: https://masterclass-hipnose-vendas.tikao.com.br/
3- Faça bom uso das ferramentas on-line
Transforme o ambiente do atendimento on-line em uma ferramenta no seu arsenal! No atendimento presencial com seu cliente é pouco prático deixá-lo esperando enquanto faz uma pesquisa sobre sua área de atuação ou empresa. O atendimento a distância, por outro lado, permite que você divida sua atenção sem aparentar descaso com o cliente.
Dessa forma, busque utilizar ao máximo as vantagens do ambiente on-line. Entre nas redes sociais e website de seu cliente, e pesquise sobre sua área. Essas pequenas ações demonstrarão engajamento e preparação, e farão toda a diferença para a satisfação de seu consumidor.

4- Engaje seu cliente e prolongue o atendimento on-line
Uma grande desvantagem do atendimento a distância que não existe no atendimento presencial é a facilidade do término da sua relação com o cliente. Não existe a pressão social de manter-se na conversa – o consumidor pode simplesmente parar de responder suas mensagens, e esse será o fim de sua interação.
Não existe método à prova de falhas – uma vez ou outra, você vai perder o contato, não tem jeito. Mesmo assim, é importante esforçar-se ao máximo para engajar o cliente na conversa e prolongar o atendimento remoto.
Todos os pontos citados acima já estão funcionando a seu favor. Uma interação agradável, persuasiva e que demonstre interesse nas necessidades do consumidor o deixarão muito mais propenso a continuar o contato.
Então, aproveite essa oportunidade, e torne seu atendimento ainda mais envolvente. Reuniões on-line por vídeo, por exemplo, são uma grande ferramenta para esse fim.
Reuniões on-line
Essas reuniões possibilitam que você passe de um atendimento mais impessoal, por mensagens, para um contato que permite maior utilização de emoções e expressões faciais. Além de que, uma vez que o contato por vídeo é iniciado, o cliente fica muito mais engajado, e dificilmente cessará o contato abruptamente.
O contato por telefone pode atingir resultados similares, mas não tão efetivos – o vídeo permite a utilização de expressões faciais e a utilização de materiais como apresentações de PowerPoint para explicação de conceitos mais complexos.
Essa oportunidade será a culminação de seus esforços, e você deve utilizá-la ao máximo! Informe seu cliente de toda a gama de serviços e oportunidades que você pode oferecer, demonstre o resultado de suas pesquisas sobre sua empresa e área de atuação, e utilize esse contato aprofundado para entender suas reais necessidades.
Temos certeza que seguir essas dicas irá trazer grandes melhorias para seu atendimento on-line e suas vendas.
Quer conversar mais conosco sobre técnicas persuasivas ou deseja discutir seu projeto? Nos mande um WhatsApp no número (11) 99008-5745!