Quando estamos construindo uma presença on-line, trabalhando redes sociais e site, nos deparamos com diversas estratégias para melhorar o nosso resultado e conseguir mais clientes. Para isso, precisamos melhorar o nosso tráfego, o volume de usuários que acessam o seu conteúdo, em redes sociais e site.
Existem duas maneiras de fazer isso: o tráfego pago e o orgânico. Mas quais são as suas diferenças e benefícios?
Tráfego pago e orgânico: diferença
Os dois tráfegos têm o mesmo objetivo: aumentar as visitas no seu site, melhorando o ranqueamento no Google (aparecer nas primeiras posições), os seguidores e o engajamento nas suas redes sociais.
A principal diferença é que, no caso do tráfego pago, você alcança esses objetivos pagando para as plataformas, teoricamente, alugando o seu lugar no topo dos resultados.
Já no tráfego orgânico, você pavimenta o seu caminho até o topo gerando conteúdo, otimizando o seu site e as suas redes por meio de boas práticas para que os acessos sejam espontâneos.
Resumindo:
Tráfego pago como funciona?
Você “aluga” o seu espaço de destaque para atrair acessos.
Tráfego orgânico como funciona?
É preciso trabalhar o marketing de conteúdo, SEO (Search Engine Optimization) e newsletter para aumentar a sua relevância para as plataformas e o público.
Ferramentas para avaliar o tráfego orgânico
Para avaliar o seu desempenho no Google você pode utilizar Google Search Console, Google Analytics, Google My Business, SEMRUSH, Neil Patel e Worrank.
Social media: a maioria das redes sociais, como Facebook e Instagram, tem ferramentas internas para você avaliar o seu desempenho. Mas você também pode fazer análises em outras plataformas como a Reportei, MLabs e Dashgoo.
Agora, se você procura desenvolver o tráfego pago, essas são as principais ferramentas para se trabalhar:
- Google Ads
- Facebook e Instagram Ads
- Linkedin Ads
- Youtube Ads
Tráfego orgânico, vantagens e desvantagens

Benefícios do orgânico
Um dos maiores benefícios do tráfego orgânico é que ele traz resultados a longo prazo com um crescimento estável, diferentemente do tráfego pago, onde os resultados caem instantaneamente após parar os pagamentos.
Como a melhor forma de fazer o tráfego orgânico é trabalhar o marketing de conteúdo, você aumenta a sua presença nas redes, identificação com o seu público-alvo e desenvolve autoridade na sua área.
Outro ponto importante é que as empresas geram duas vezes mais receita de pesquisa orgânica do que por outros canais, segundo a pesquisa realizada pela BrightEdge em 2019.
Isso deixa claro que alugar o seu espaço no topo da página não passa tanta confiança quanto chegar lá de forma orgânica, afinal, o Google deixa muito claro o que é pago, marcando com o rótulo de “Anúncio”.
Desvantagens do orgânico
O maior problema do tráfego orgânico é o tempo. Um bom trabalho de SEO e marketing de conteúdos iniciados hoje podem demorar meses para ter resultado. Então, a parte ruim do orgânico é que é preciso ter paciência, o que pode ser frustrante para os mais ansiosos.
Tráfego pago, vantagens e desvantagens

Benefícios do pago
O maior benefício do tráfego pago é a sua agilidade e praticidade. Por ter resultados rápidos, essa é uma boa estratégia para ser utilizada em campanhas periódicas e para o lançamento de empresas que estão começando no mercado.
Outro benefício do tráfego pago é que, diferentemente do orgânico, ele não exige um trabalho contínuo.
Desvantagens do pago
O maior malefício do tráfego pago é a dependência dos anúncios, uma vez que o resultado alcançado depende diretamente do valor investido na plataforma. Com isso, as mudanças nos acessos ao seu site e contatos de novos clientes podem cair drasticamente.
Tráfego pago quanto custa?
Diferente do que muitas pessoas pensam, os anúncios começam com um preço acessível.
Separamos uma listinha para você entender melhor o valor inicial do investimento em cada uma das plataformas
Google Ads, a partir de R$5,00 por dia
Facebook, a partir de R$5,00 por dia
Instagram, a partir de R$5,00 por dia
Linkedin, a partir de R$20,00 por dia
TikTok, a partir de US$50,00 por dia (é em dólar mesmo)Twitter, não possui uma taxa fixa – utilizam um modelo de leilão (entenda)
Tráfego orgânico ou tráfego pago, o que é melhor para você?
No fundo, não existe um melhor que o outro. As duas estratégias se complementam. Uma boa gestão de tráfego orgânico pode fazer com que os seus anúncios fiquem mais relevantes.
A melhor estratégia é combinar os dois, gerindo o tráfego orgânico no dia a dia para criar uma reputação e presença digital sólida, aliado a anúncios estratégicos para expandir o seu alcance e leads.
Lembrando que, além das estratégias voltadas para melhorar os acessos ao seu site, você também precisa trabalhar a sua página.
Afinal, não basta uma loja ter uma fachada chamativa, rapidez nos atendimentos e modernidade também são essenciais para cativar os clientes.
Por isso, também é preciso otimizar o seu site para conquistar o seu público:
- Ter um site agradável e bonito;
- Design moderno;
- Ser responsivo, funcionar no computador e celular;
- De fácil leitura e assimilação visual;
- Possuir as melhores palavras-chave no Google Ads que correspondem à pesquisa;
- Ser programado corretamente para o público-alvo dos anúncios.
Dúvidas sobre tráfego orgânico e tráfego pago? Quer falar sobre o seu projeto? Basta nos enviar um WhatsApp: (11) 99008-5745.