Escrito por 2:14 pm Marketing Digital

O que é SEO? – aprenda sobre otimização dos motores de busca

SEO é a sigla para Search Engine Optmization, ou seja, técnicas utilizadas para “otimização de mecanismos de busca”, de forma a melhorar o ranqueamento das páginas nos sites de busca.

O que é SEO? – aprenda sobre otimização dos motores de busca

SEO é a sigla para Search Engine Optmization, ou seja, técnicas utilizadas para “otimização de mecanismos de busca”, de forma a melhorar o ranqueamento das páginas nos sites de busca. Resumindo, fazer com que uma página apareça nos primeiros resultados de busca em sites como o Google, Yahoo, entre outros.

Essa estratégia facilita a leitura dos robôs utilizados pelas ferramentas de busca para classificar a relevância do conteúdo disponibilizado na sua página, melhorando o alcance orgânico. A otimização de busca não se concentra apenas no texto, mas, também, no uso correto de palavras-chave e URL’s (links) personalizados para serem mais amigáveis, utilizando textos ao invés de números e códigos.

Importância e benefícios da otimização de site

Para se ter uma ideia da relevância do SEO no Marketing Digital, o interesse por esse tema cresceu 55% nas buscas atualmente (ver gráfico abaixo). A otimização de mecanismo de busca aumenta a relevância do seu site nos buscadores. Sempre que você quer procurar algo, você recorre ao Google, assim como os seus clientes.

Mas os benefícios SEO não se resumem ao tráfego no seu site, ele também proporciona um aumento nos Leads, usuários que demonstram interesse nos seus produtos e serviços. Além disso, um bom ranqueamento nos buscadores também traz benefícios na venda. Os primeiros resultados de busca orgânica são responsáveis por 32% das vendas realizadas no comércio eletrônico brasileiro.

Influências e hábitos de busca

Para você entender melhor, existem três tipos de busca que os usuários fazem: a navegacional, pesquisa por informação e a de transação.

– “Navegacional”: quando o usuário utiliza o navegador como uma espécie de “atalho”, ele já sabe o que quer e qual site acessar.

– Pesquisa por informação: nesse caso, a pessoa está procurando por um assunto específico, mas não se importa com o site, apenas com o conteúdo oferecido.

– Busca “transacional”: quando o usuário deseja comprar algo, encontrar um serviço ou loja para fechar um negócio (transação) ou fazer uma pesquisa de preços.

Os resultados exibidos nas primeiras páginas da busca são os mais importantes. 90% das pessoas só clicam em resultados que aparecem na primeira página. Para os consumidores, resultados na primeira página de pesquisa parecem ter uma melhor reputação.

Outro fator importante é a busca orgânica. Os resultados pagos aparecem em cima dos resultados “gratuitos”. O ranqueamento dos resultados orgânicos depende diretamente da otimização do site, segundo uma pesquisa do Conversion, 77% dos brasileiros confiam mais em resultados de busca orgânica.

Como funciona a otimização de sites (SEO)?

O trabalho dos robôs dos buscadores é semelhante ao trabalho de uma bibliotecária: eles organizam os temas de forma que o pesquisador tenha mais facilidade de acesso ao que deseja encontrar. A otimização dos mecanismos de busca facilita a leitura dos conteúdos para os bots. Um exemplo disso são os “textos alternativos”, ou Alt Text, que substituem imagens, vídeos e outras mídias. O Google e outros buscadores só conseguem ler textos e códigos, por isso é muito importante que um texto “narre” o que está presente na imagem.

Outro item importante é a meta descrição, uma espécie de resumo que fica embaixo do link no buscador e tem mais o menos o mesmo tamanho de um tweet. Dessa forma, o usuário tem uma ideia do que encontrará ao clicar no link. Na otimização de sites, a meta descrição tem esse papel de atrair o clique. Não adianta nada fazer um grande trabalho de SEO, aparecer nos primeiros resultados e ter uma descrição que desinteresse as pessoas.

Como vimos anteriormente, mesmo aparecendo abaixo dos links patrocinados, os resultados da busca orgânica são mais confiáveis. Além de tomar cuidado com a otimização no seu texto, você deve se preocupar com o conteúdo e a qualidade do texto. O SEO também analisa o tempo de navegação na página. Se o seu texto estiver repleto de erros e abreviações, o leitor perderá o interesse.

Resultados do SEO

Uma coisa que você precisa ter em mente ao investir na otimização para motores de busca é que o resultado não é imediato. Os buscadores demoram algum tempo para indexar a página. O importante é manter a atenção em todas as publicações para um bom ranqueamento do seu domínio. Até o nome correto dos arquivos que estão presentes no site influenciam no SEO, por isso, todo cuidado é importante para obter os melhores resultados. Outro ponto crucial é o site ser responsivo. Os buscadores dão preferência aos sites que possuem uma versão para desktop e mobile.

Caso ainda reste dúvidas, nós da TKO Comunicação podemos ajudar em diversas estratégias de marketing digital. Mande uma mensagem para a TKO para marcarmos uma reunião, e um café: (11) 99008-5745.

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