Escrito por 1:50 pm Marketing Digital

7 dicas para elaborar um orçamento matador

O orçamento, ou proposta comercial, é uma ferramenta pela qual a empresa apresenta os detalhes dos serviços que serão prestados para um potencial cliente.

7 dicas para elaborar um orçamento matador

O orçamento, ou proposta comercial, é uma ferramenta pela qual a empresa apresenta os detalhes dos serviços que serão prestados para um potencial cliente. Por meio do orçamento, você apresenta o objetivo do serviço que será oferecido, prazos, valores e os diferenciais da sua empresa. Para facilitar a elaboração deste documento, nós separamos algumas dicas e orientações.

1 – Persuadir o cliente

A proposta deve convencer o cliente a pensar que a sua empresa possui a solução para as necessidades do empreendimento dele. Para isso, você deve dar importância aos benefícios e possíveis resultados que o cliente poderá obter com a contratação da sua empresa. Mas tome cuidado com estimativas, seja pontual no seu orçamento e aborde os principais pontos da proposta. Esse é um documento sério que deve conter informações concretas, deixe as estimativas para uma reunião ou conversa informal.

2 – Organização e objetividade

Organize corretamente todas as informações de uma forma objetiva. Para uma melhor administração interna, crie uma lista com todas as funções da sua empresa, detalhes sobre os serviços e produtos que serão oferecidos aos clientes. Ao elaborar a proposta comercial, defina quais são as informações e itens mais importantes para o cliente e seja direto, documentos longos podem cansar o freguês.

3 – Preço justo e flexível

Na hora de passar o preço, seja direto, não dê voltas ou enrole o cliente. Demonstre confiança nos resultados que serão alcançados e justifique o seu preço. Dessa forma, o cliente verá o preço como justo ao invés de caro.  Apesar disso, seja flexível. Você pode oferecer propostas completas para o cliente, mas, às vezes, será necessário adaptar o orçamento para a realidade do contratante. Altere a proposta de forma que você consiga manter a qualidade e alcançar os objetivos. Outra dica importante é utilizar o termo “investimento” ao invés de “preço”, assim o cliente não vê o valor como “gasto”.

4 – Calcule o tempo

Na hora de elaborar um orçamento, uma coisa muito importante tem que ser levada em conta: o prazo. Tanto o prazo de validade da proposta quanto o prazo para o cumprimento do serviço. Segundo o CDC (Código de Defesa do Consumidor), o prazo mínimo de validade de uma proposta é de 10 dias, caso não haja data de validade, o orçamento continuará válido. Já o prazo de entrega também é muito importante. Ter uma noção de tempo é crucial, afinal uma entrega atrasada causa uma impressão negativa.

5 – Outros pontos

Aproveite para apresentar os diferenciais competitivos da sua empresa nos serviços prestados, o que oferecem a mais que o concorrente etc. Após concluir o orçamento, aproveite o interesse do cliente para apresentar outros serviços, mas só faça isso após a conclusão da proposta comercial. Afinal, não se deve dividir a atenção do cliente. Só ofereça produtos e serviços que tenham alguma relação com o que foi disponibilizado no orçamento.

6 – Chame a atenção

Outro ponto importante é o design do orçamento. Receber um documento personalizado e com uma boa identidade visual causa uma boa impressão no cliente. O impacto visual é muito importante e remete à qualidade do serviço que será prestado. Abaixo temos um exemplo de orçamento elaborado pela TKO Comunicação:

Baixe o exemplo

7 – Erros comuns

Quando você sai de uma reunião ou apresentação, o cliente está motivado. Por isso, você deve enviar a proposta o mais rápido possível. Dessa forma, o cliente estará mais seguro de fechar o negócio com você. Por isso, não enrole para elaborar e enviar o orçamento. Outro erro comum é fazer uma apresentação da empresa na proposta comercial. Se você chegou a enviar um orçamento, muito provavelmente o cliente já conhece a empresa. Então deixe a apresentação para uma reunião, site etc.

A TKO Comunicação possui mais de dez anos de experiência em comunicação, planejamento e estratégia. Oferecemos diversas soluções para ajudar o seu empreendimento, entre em contato conosco.

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