Sempre que um usuário passa informações pessoais para uma empresa em troca de uma oferta ou um material, ele se torna um lead. Por meio desse processo, a empresa adquire o contato de potenciais clientes para o seu funil de vendas. Captar o contato do cliente dessa forma é mais benéfico, pois ele já demonstrou interesse nos produtos e serviços disponibilizados pela sua marca.
Geração de Leads
Para atrair os leads, a sua empresa não deve entrar em contato diretamente, mas jogar uma “isca” para atrair a pessoa, de forma que ela passe o seu contato. Pode ser um e-book, um software ou alguma espécie de desconto para “fisgar” o lead. Quando o comercial entrar em contato com o cliente, a conversão de um lead é muito maior do que a de um contato aleatório, por isso, as listas de base de e-mail (contatos comprados) não são indicadas. Além disso, os dados gerados pelos leads durante a captação te ajudam a entender melhor a realidade do seu público e as suas reais necessidades.
Relacionamento com os clientes
Como o processo de compra mudou muito, hoje em dia há muitos ruídos entre empresa e cliente. Existem muitas opções de mercado, facilidade de consulta de preços etc. Por isso, é muito importante construir um relacionamento com o seu público, isso traz muito mais benefícios do que publicidade em massa. Oferecer ofertas para pessoas que já responderam uma pesquisa e já disponibilizaram o contato delas é menos invasivo do que receber uma enxurrada de anúncios ou promoções de uma empresa desconhecida.
Onde atrair os leads?
Os principais canais para você atrair os seus leads são as redes sociais, blogs, e-mail marketing e site. Você pode divulgar algo nas suas redes que instigue o contato, ou trabalhar conteúdos relevantes no seu blog. Essas são boas formas de ser encontrado pelas pessoas. Após isso, basta jogar a isca e iniciar a sua estratégia para atrair os leads.
Como capturar os leads?
Para capturar leads você precisa de, pelo menos, 4 coisas: uma oferta, um CTA, uma landing page e um formulário de contato. A oferta é o que vai atrair o cliente para a sua página. Nessa landing page deve estar o CTA (Call-To-Action, botão de ação) alinhado com a oferta proposta e um formulário para o cliente preencher. Essa página deve ser bem simples e direta.
Na hora de elaborar o formulário, duas coisas têm de ser levadas em consideração: ele precisa ser curto e preciso. Se você disponibilizar um formulário com muitos campos, a pessoa vai ficar com preguiça. Faça as perguntas certas. Não há uma fórmula mágica, é preciso avaliar quais informações são as mais relevantes para a sua empresa e trabalhar o formulário da captura de leads em cima delas.
Na hora de elaborar uma landing page e e-mail marketing, o apelo visual é muito importante. Caso a sua empresa não possua ninguém com conhecimento em design e programação, nós indicamos a contratação de uma agência experiente.
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