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Como melhorar sua estratégia de vendas com o CRM

O CRM (Customer Relationship Management, ou, em bom português, Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma ferramenta que, cada vez mais, se mostra indispensável para uma boa e eficaz equipe de vendas. 

Neste artigo, mostraremos como programas de CRM podem ser usados para melhorar sua estratégia de vendas. Essa ferramenta de gestão pode ser a solução de vendas de que sua empresa precisa. 

Para que serve o CRM?

Vamos primeiro entender algumas das funcionalidades desse instrumento. Um programa de CRM sempre buscará otimizar o seu processo de vendas e o fluxo de trabalho de sua equipe. Certas especificidades vão variar de programa para programa, mas existem algumas características básicas e universais.

1 – O CRM reúne dados dos clientes

Basicamente ele permite que todas as informações sobre seus clientes sejam armazenadas em um mesmo local. Dados básicos como endereços, números de telefone, e-mails, setor e segmento são compilados em uma interface desenhada para permitir fácil acesso às informações e rápida compreensão. 

Essa base de dados permite maior facilidade na hora de realizar campanhas ou trabalhar com leads. Seus contatos de vendas podem ser organizados de acordo com diversos filtros, fornecendo listas de leads de acordo com suas necessidades.   

2 – O CRM é uma base de dados compartilhada por toda a equipe

O CRM normalmente permitirá acesso a diversos dispositivos, para que possa cumprir uma de suas principais funções – servir como uma base de dados integrada, facilitando o acesso e fornecendo praticidade para todos os colaboradores da empresa.

3 – O CRM registra a comunicação com os clientes

Uma ferramenta de CRM geralmente oferecerá a opção de centralizar as comunicações com os clientes, registrando e-mails e até mensagens de WhatsApp, permitindo fácil acesso ao histórico daquela oportunidade. Alguns programas oferecem, também, a possibilidade de acompanhar o status de sua mensagem, incluindo dados como se e quando foi aberta pelo destinatário.

Muitos CRMs permitem que sua equipe se comunique com os clientes dentro da própria plataforma, enviando mensagens e e-mails na sua interface. Nesses casos, é possível até programar modelos de mensagens para padronizar e acelerar o atendimento.

Da mesma forma, vários programas de CRM permitem que a criação e entrega de orçamentos e propostas sejam feitas pela plataforma por meio de modelos, otimizando, mais uma vez, tarefas que seriam repetitivas e ineficientes se feitas a mão por sua equipe.  

4 – O CRM fornece estatísticas e análises de vendas

Todos os dados inseridos no CRM podem ser compilados a qualquer momento em uma variedade de gráficos e tabelas. Estes serão de extrema importância para avaliar suas estratégias e campanhas de vendas, permitindo um panorama objetivo de seus resultados, e levando a insights que não ocorreriam se seu único termômetro fosse a autoanálise de sua equipe. 

Quais são os benefícios de um CRM

Como as funções listadas acima devem ter deixado claro, muitos dos benefícios da utilização de um CRM provém da otimização dos processos e do tempo de sua equipe. Com as informações dos clientes facilmente acessíveis, campanhas e comunicações se tornam mais rápidas e eficientes. Há uma melhoria na produtividade de todo o seu processo de vendas.

Porém, os benefícios do CRM não se limitam apenas a aumentar a rapidez de seus colaboradores.

Marketing e CRM

Com menos tempo perdido na realização de tarefas repetitivas, que serão agora realizadas pelo próprio CRM de maneira automatizada, sua equipe terá mais tempo para construir estratégias de vendas, podendo, assim, atingir diferentes perfis de clientes para seu negócio. 

A automação das comunicações pelo CRM permite que os diferentes segmentos sejam atendidos ao mesmo tempo e com o mesmo nível de atenção, aumentando o alcance de sua marca. 

Atendimento ao cliente com CRM

O CRM pode ser apenas um programa de computador, mas sua utilização correta permite uma maior humanização no atendimento, e maior atenção prestada ao consumidor.

Uma base de dados permite que seu vendedor consiga observar o perfil completo do cliente enquanto realiza suas comunicações. Esse atendimento personalizado, que leva em conta o histórico do cliente e permite atenção a detalhes, pode ser um grande diferencial, sendo essencial para uma relação de fidelidade. 

Um estudo da Capterra indicou que quase 50% de usuários de diversos CRMs perceberam um aumento significativo na satisfação de seus clientes e em sua retenção. 

E, obviamente, todas essas melhorias no seu processo de vendas impactam a lucratividade de seu negócio. No mesmo estudo, dados estatísticos indicam que, após a adoção de um CRM, houve um aumento médio de 45% na receita das empresas participantes. 

Temos que reconhecer, porém, que um bom atendimento ao cliente não se limita ao bom uso das plataformas de gestão. Confira aqui um artigo sobre como melhorar seu atendimento on-line!

Devo utilizar um CRM para aumentar minhas vendas?

Após ler este artigo, imagino que você saiba que a resposta dessa pergunta é um enfático “sim”!

Mas se você ainda estiver em dúvida, pense:

-Você tem dificuldade em coletar, armazenar e achar os dados dos seus clientes?

-Você se sente despreparado ao lidar com o processo de vendas?

-Você percebe que sua equipe de vendas não tem tempo hábil para realizar campanhas e se comunicar com os consumidores?

-Você se sente sobrecarregado com a quantidade de clientes e informações com as quais lida?

-Seu atendimento ao cliente não está no nível de qualidade desejado?

Se você se identificou com os cenários dessas perguntas, a implementação de um CRM seria ideal para a otimização das vendas de sua empresa. 

É importante, também, conhecer seus concorrentes e não ficar para trás! Segundo a Capterra, 65% dos negócios adotam um CRM nos seus 5 primeiros anos de atividade, e um estudo da GVR indica que 91% das empresas estadunidenses com mais de 10 funcionários adotaram alguma plataforma. 

Não perca tempo! Melhore sua estratégia de vendas com um CRM e garanta sua competitividade!

Se quiser aprimorar sua equipe de vendas ainda mais, confira nosso texto sobre técnicas de persuasão em vendas.

Temos certeza de que, seguindo essas dicas, você conseguirá uma melhora expressiva em suas vendas e em seu atendimento ao cliente. Quer conversar mais conosco sobre técnicas de venda ou deseja discutir seu projeto? Nos mande um WhatsApp no número (11) 99008-5745!

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