Qual a importância das redes sociais para o seu negócio? Bom, um brasileiro passa em média três horas e meia do seu dia navegando nas redes, esse é um tempo bem significativo para fisgar seus clientes. Qualquer pessoa que estiver procurando pelo seu serviço vai buscar pelo seu site, redes sociais e como você é avaliado. Perfis mais elaborados, com muitos seguidores e postagens periódicas costumam passar mais credibilidade para o público.
Lógico que tudo depende do conteúdo que você disponibiliza também, se suas postagens tiverem um bom apelo visual e informações úteis, isso pode gerar engajamento e “fãs” nas redes sociais. Uma boa gestão de conteúdo nas redes pode fazer seu alcance ir mais longe, assim você encontra uma parcela maior de futuros clientes, podendo se tornar até uma referência digital na sua área.
Ciente de tudo
Nas Mídias sociais o marketing é muito mais eficaz e mensurável, isso por que você possui monitoramento das suas atividades em tempo real e muitas dessas ferramentas são nativas das próprias redes. Com isso você consegue estar sempre ciente de como estão repercutindo as suas postagens e qual é o perfil de público que você está atraindo, além de criar toda uma base de dados para realizar um planejamento estratégico eficiente.
Por exemplo, se você descobrir que a maioria do seu público alvo acessa o seu perfil às 16h, você sabe que ao fazer postagens muito cedo, ou muito tarde, seu conteúdo não terá o alcance máximo. Com isso você acaba “desperdiçando” material.
Muitos desses dados podem parecer meros detalhes, por isso é importante ter alguém que entenda de redes sociais e saiba interpretar esses números, para conseguir aproveitar o máximo possível do potencial da sua rede.
Identidade e linguagem
Além dos números e dados é importante manter o “tom” nas suas redes, se o seu negócio é mais sério não é interessante ter uma linguagem muito despojada nas postagens, pois isso pode espantar seu público alvo. Esses cuidados te ajudam a manter seu público fiel e engajado. Com um bom investimento em redes sociais, o ranqueamento da sua empresa nos buscadores é optimizado. Assim você fica nos primeiros lugares, no Google, Bing, Yahoo e outros.
Todas as redes?
Cada rede social tem suas características e públicos mais específicos, o facebook costuma ser a mais geral de todas pois trabalha com diversas mídias. Já o Instagram é mais apelativo é uma opção melhor para quem trabalha com produtos, ou serviços que são muito visuais. Por outro lado, o YouTube é melhor aproveitado por conteúdos mais dinâmicos e didáticos.
É muito importante divulgar o conteúdo correto em cada rede, para aproveitar da melhor forma possível o material disponibilizado. Mas não restam dúvidas que uma boa estratégia de comunicação nas suas redes sociais pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, principalmente se forem feitos por profissionais experientes e dedicados.