Escrito por 6:30 pm Redes Sociais

Dicas de Facebook e Instagram

Dicas de Facebook e Instagram

Que as redes sociais são uma coisa importante para o seu negócio, não há discussão, mas existem alguns equívocos e dúvidas que as pessoas possuem quando lançam sua empresa nas redes sociais. O primeiro passo é criar uma página ou perfil comercial, nunca faça um perfil pessoal para a sua empresa. Use suas redes sociais como uma vitrine do seu negócio, não apenas produtos e preços, mas dicas, conteúdos e postagens que venham agregar conhecimento para os seus seguidores e para demonstrar toda experiência e força da sua empresa. Para evitar problemas, separamos algumas dicas para você por em prática no seu facebook e instagram:

Dicas Gerais

Use fotos de perfil com uma boa resolução, com fácil visualização e que seja possível reconhecer a sua marca. Invista em peças gráficas bonitas esteticamente e chamativas para fazer seus posts. Além das artes e fotos, também é importante dar uma grande atenção para os vídeos que possuem um bom alcance nas redes. Tome muito cuidado com as legendas e descrições, evite textos longos.

Como grande parte do consumo das redes sociais é feito pelo celular, foque em conteúdos voltados para smartphones. Evite fazer uma venda direta sempre, produza conteúdos relevantes e interessantes para os seus consumidores. Planeje as suas postagens para não deixar a sua rede vazia, se mantenha organizado, faça um cronograma e tenha uma estratégia bem definida. 

Entenda o seu público e fazer tudo pensando nele é muito importante, entenda qual imagem você quer passar por meio das suas redes sócias e dê uma “voz” única para sua marca. Mantenha sempre a mesma linguagem com o seu público e procure pensar em toda a jornada do consumo, passando da sua rede para o seu site e etc, assim você entende o caminho que será percorrido pelo seu cliente.

Facebook

Facebook

No Facebook o ideal é manter as postagens regulares, ele permite que você programe as postagens, assim você não corre o risco de deixar sua rede abandonada nem nos dias mais corridos. Na hora de postar, fique atento ao horário, use o monitoramento para encontrar o melhor timing de publicação. Fixe informações importantes e promoções no topo da sua página. Promova a sua página ou postagens para aumentar o seu alcance, mas fique atento ao público que está sendo atingido para não desperdiçar o seu investimento.

Use vídeos no seu facebook, eles são muito relevantes nessa rede social. Dê preferência para vídeos curtos, pois eles incentivam o compartilhamento e não cansam seu cliente. Os vídeos são tão importantes no facebook que o aplicativo mobilie ganhou uma seção exclusiva para vídeos recentemente.  

Curta, comente e responda, dê atenção aos usuários. Ao interagir com o seu público você demonstra interesse, responda comentários positivos e críticas. Uma alta taxa de resposta ajuda a melhorar o seu desempenho na rede. 

Instagram

No Instagram, onde o foco são fotos, a estética fala muito alto. Pense nele como a “revista online” da sua empresa, mescle anúncios, promoções, dicas, cases e outros conteúdos no seu feed. A ideia é entreter e informar seus seguidores de uma maneira atraente. Como é uma rede muito jovem e descontraída, é muito importante ter uma relação um pouco mais direta com os seus seguidores, responda comentários nas publicações, curta comentários, e fotos que te marcarem e mencione influencers que venham fazer uso do seu produto ou serviço e utilizar o stories para se aproximar mais do seu público, de uma maneira pessoal.

Seja criativo e autentico nas suas postagens. Poste com frequência, mas tome cuidado para não ser chato. Não use fotos repetidas, nem parecidas e evite legendas grandes. Além de divulgar seus produtos, use seu perfil para contar histórias, mostrar os bastidores da empresa, o cotidiano e visitas importantes. Sempre interagindo com o seu público, procure entender o que eles gostam, assim você consegue satisfazer os seus seguidores. Faça posts que converse com a sua audiência, algo do tipo: compartilhe um momento com a gente; compartilhe seu tempo; como isso faz você se sentir.

Esteja atento aos seus seguidores, quando for relevante, compartilhe uma foto de alguém utilizando seus produtos. Use hashtags para melhorar o desempenho das suas postagens, mas com cuidado, na maioria dos casos, 3 hashtags bem pensadas e elaboradas têm uma performance melhor do que 20 hashtags muito gerais ou aleatórias, além de deixar sua postagem muito poluída.  

No stories está liberado para postagens mais “amadoras”, retrate o dia a dia, converse com o seu público divulgue pequenas promoções e mostre os bastidores. Assim você tem uma comunicação mais próxima com os seus seguidores e aumenta o engajamento das pessoas com a sua marca.

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