Escrito por 7:03 pm Marketing Digital

Marketing Digital por onde começar?

Para se lançar no Marketing Digital são necessários alguns cuidados, muita pesquisa, planejamento e atenção.

Marketing Digital por onde começar

Para se lançar no Marketing Digital são necessários alguns cuidados, muita pesquisa, planejamento e atenção. Duas coisas você precisa saber logo de início para não ter surpresas: você vai ter que estar sempre antenado para novas tendências; e Marketing Digital não te traz retorno imediato, por isso, é preciso paciência e disciplina.

Antes de começar, procure referências na sua área, observe seus concorrentes, procure entender quais estratégias funcionam melhor com o seu público e se organize para estar sempre a atualizado.

Primeiro passo, conhecendo seu negócio 

Além de conhecer o seu público, também é muito importante entender a sua empresa. Saber qual será o tom utilizado no site e nas redes, ou se vocês costumam ter uma comunicação mais direta e informal ou mais informal. Sabendo isso, você decide que linguagem usar com o seu público. Use o chat das redes, e-mails e vídeos para utilizar uma comunicação com mais “proximidade”. Pesquise sobre o seu público, entenda qual é o perfil deles.

Faça muitas pesquisas do mercado e sobre o seu nicho. Para te ajudar nessas buscas, use algumas ferramentas como o Keyword Planner e o Google Trends. Assim você testa quais serão os melhores temas para serem abordados nos conteúdos que você vai criar no futuro –  ter as melhores palavras-chaves no seu texto faz toda a diferença.

Segundo passo, planejamento 

Planeje todas as suas ações. Pesquise, entenda e planeje. Assim você se prepara para manter a periodicidade da produção dos seus conteúdos. Faça cronogramas de postagens, planilhas de palavras-chaves, objetivos e metas; diagramas de e-mail marketing e outras ações. Sempre faça esses arquivos com muita atenção, o mais detalhado possível, de fácil acesso e entendimento.

Terceiro passo, entender o público

Tão importante quanto conhecer o público é entendê-lo. Compreender os hábitos, gostos e objetivos dele ao consumir o que você tem a oferecer. Procure sempre se colocar no lugar do seu cliente, entender qual é a experiência dele na sua jornada de compra, como ele vai ver a transição de uma rede social para o site, o que faz seu cliente se cadastrar na sua newsletter. Não pense apenas no produto, em uma postagem ou e-mail. Analise o processo com um todo.

Quarto passo, criação

Nunca faça a venda escancaradamente no Marketing Digital. Trabalhe com conteúdos e não ofertas. Alimente suas redes, site e blog com assuntos interessantes que deixem o seu público engajado, deixe as ofertas para o e-mail marketing. Dependendo da sua área, caso seu negócio seja mais informal, é interessante criar um blog ou Medium para oferecer um conteúdo mais descontraído para o seu público. Há situações em que pode ser interessante fazer um vlog, um canal no YouTube ou no IGTV para ter um contato mais próximo do público.

Não se esqueça de duas coisas: insira formulários, links e itens que possam facilitar o usuário para entrar em contato com você, assim você consegue aumentar os seus contatos de e-mail marketing. Além disso, o consumo de conteúdo online se dá majoritariamente por meio de dispositivos mobile, então deixe seu conteúdo responsivo, de forma que as pessoas tenham uma boa experiência pelo celular e no computador.

Quinto passo, optimização

Além de um conteúdo de qualidade que prenda a atenção, também é preciso estar atento ao SEO (Search Engine Optimization). Para isso, use ferramentas que te deem um bom panorama de palavras-chave para fazer o seu texto. Use também o monitoramento das suas redes sociais para entender o que tipo de conteúdo e linguagem seu público prefere. Uma vez que o conteúdo está pronto para ser publicado, você deve “fortalecer o SEO” para melhorar a sua relevância nos buscadores. Você pode fazer isso por meio de ferramentas e programas que te ajudam a otimizará o seu texto. Além disso, faça uso de vídeos e imagens chamativas, pois isso faz com que as pessoas passem mais tempo na sua página, o que também ajuda na performance.

Sexto passo, teste e observe

Observe tendências, seus concorrentes, suas referências e você mesmo. A melhor forma de ter uma estratégia campeã é a tentativa e erro. Observe o monitoramento das suas redes, use ferramentas para ver o desempenho do seu site e use esses dados para procurar e testar novas estratégias que te aproximem do seu público. Mesmo quando você achar uma boa estratégia para o meio digital, não a deixe chegar à exaustão, continue testando novos métodos para estar sempre atualizado, obtendo o melhor resultado para o momento da sua empresa.

Sétimo passo, além do Google

Não dependa dos buscadores e do SEO para que as pessoas achem o seu site e seus conteúdos. Faça postagens para as redes sociais. Lógico, sempre com conteúdo interessante e relevante para os seus consumidores. Use suas redes para divulgar postagens no site, blog ou canal. Alimente suas redes sociais constantemente, mas tome muito cuidado para não gerar spam na timeline dos seus clientes.

Faça um planejamento, um cronograma mensal é a melhor saída para isso. Use as opções pagas para alcançar um público maior.

Oitavo passo, a hora das ofertas

Você pode fazer alguma oferta super especial nas suas redes sociais, mas muito raramente. Na maioria das vezes, guarde as promoções e vendas direta para o e-mail marketing.

Para conseguir uma boa lista de contatos para o seu e-mail marketing, é muito importante que você tenha criado uma landing page onde você apresenta alguns conteúdos e disponibiliza um campo para que o consumidor possa se inscrever na sua newsletter. Para deixar essa página mais chamativa, pode ser interessante apresentar algumas iscas em troca do e-mail, como e-books.

Nono passo, melhorando o processo

É muito importante que você guarde uma parte do valor gerado pelo Marketing Digital para você reinvestir nele. Como essa área passa por mudanças diárias, é válido se manter atualizado, por meio de treinamentos, novas ferramentas e especializações. O ideal é que você guarde pelo menos um terço do lucro obtido para ser reinvestido.

Compartilhar é se importar!

(Visited 10 times, 1 visits today)

Compartilhar é se importar!

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu e-mail
Fechar