Você já observou alguma fachada de loja ou uma empresa antiga e teve a sensação que estava em outra época? Do mesmo modo que é preciso modernizar os equipamentos e técnicas de trabalho, a identidade visual da empresa também precisa se atualizar. A marca da companhia deve estar em sintonia com o momento atual da organização.
Muitas vezes o logotipo está defasado ou não condiz com o potencial da empresa. Além do logo, deve-se ficar atendo à comunicação dos produtos e serviços oferecidos. A marca deve estar inserida dentro da realidade da empresa e do seu público. Não há um período exato de tempo para realizar essa atualização, mas o ideal é que não passe de 5 anos sem modernizar a identidade visual.
Por que essa mudança é necessária?
Muita coisa muda em 5 anos e a empresa precisa comunicar a sua evolução para o público. Além disso, a marca da companhia pode precisar de uma modernização por diversos motivos, além da passagem do tempo e sua evolução.
Essa mudança representa a busca por novos públicos, segue tendências de mercado, simboliza um momento histórico da empresa, acompanha o amadurecimento do seu público ou se adapta a novas culturas quando a empresa começa a se globalizar e negociar internacionalmente. Nesse caso, é interessante fazer um estudo se os elementos que compõe o logo da companhia podem ser interpretados corretamente em diferentes sociedades.
Além de análises internas, muitas vezes a modernização do logo pode ser influenciada pelo mercado. Uma tendência atual são o minimalismo e o flat, conceitos muito presentes em grandes marcas contemporâneas. Dessa forma, diminui-se a tridimensionalidade e elementos que compõem um logo para torna-lo mais simples. Um bom exemplo dessa alteração é o logo do navegador Chrome.
Antes de modernizar sua marca
Faça uma análise minuciosa da evolução da sua empresa, o que mudou no seu posicionamento e a relação da companhia com o público. Estude as mudanças necessárias nos valores e missão da empresa para reafirmá-los ou pontuar as mudanças. Estude os demais materiais e peças de comunicação, afinal o novo logo estará presente em todos eles. Essa alteração precisa ser algo conjunto, alterando a marca e renovando os demais materiais produzidos de forma que passe para o cliente a sensação de evolução, credibilidade, confiança e unidade.
Elementos alterados
Na modernização do logo podemos alterar quatro itens: cores, linha fina, fontes e grafismos (elementos e símbolos). Muitas vezes, as fontes fazem uma grande diferença na marca – fontes sem serifa geralmente refletem um aspecto mais moderno e inovador, enquanto fontes serifadas demonstram mais tradição e elegância no logotipo. A linha fina também pode mudar a apresentação da marca, uma mudança de slogan pode trazer outro significado para a marca, mesmo sem grandes mudanças.
Além disso, os elementos que compõem o seu logo podem ser alterados ou simplificados para facilitar o entendimento da marca por parte do público. Por último, mas não menos importante, nós temos as cores. Nesse caso, é muito importante ficar atento à psicologia das cores e realizar um estudo antes de alterar o logotipo. Por exemplo, azul é uma cor que remete confiança e sobriedade, enquanto preto e branco passam a sensação de requinte e luxo.
Refletir a evolução
As mudanças na marca da empresa devem refletir a evolução e modernização da companhia, ao invés de apenas mudar o visual. É muito importante que a sua marca acompanhe o amadurecimento do seu público, e saiba comunicar as melhorias realizadas nos seus produtos e serviços.
Alguns cuidados
Na hora de fazer uma modernização deve-se ter muito cuidado para não deixar a essência da empresa de lado, afinal, é apenas uma modernização. Estude o que representa a sua empresa e trabalhe as alterações em cima disso, mas sem descaracterizar a sua companhia. É muito importante que a sua nova marca mantenha a personalidade e a conexão com o público.
Lembrando que a modernização não é algo isolado, todos os materiais de comunicação devem se modernizar junto com a marca para unificar a comunicação por meio de uma identidade visual forte, tanto no online quando no off-line. Por isso, esse é um passo delicado que deve ser feito por uma agência competente e alinhada com estratégias de marketing atuais.
Precisa de um planejamento estratégico para modernizar a sua comunicação e uma identidade visual forte? Nós da TKO Comunicação podemos ajudar a sua empresa na modernização e marketing digital. Mande uma mensagem para a TKO para marcarmos uma reunião, e um café: (11) 99008-5745.
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