Escrito por 12:17 pm Marketing Político

O essencial para uma campanha política de sucesso

Para uma boa campanha política, alguns itens se fazem necessários. E não estamos falando apenas de santinhos.

O essencial para uma campanha política de sucesso

Para um bom marketing político, alguns itens se fazem necessários. E não estamos falando apenas de santinhos.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 70% dos brasileiros possuem acesso à internet, o que é uma parcela muito significativa da sociedade. Por isso, a presença digital é tão importante nas campanhas contemporâneas.

Para iniciar o seu marketing político, você precisará, ao menos, de quatro itens básicos: uma identidade visual padronizada e consistente; redes sociais e postagens frequentes; um site; e materiais de rua.

ID – Identidade Visual

Reforça a sua imagem para a população. Tem que ser algo que marque a presença, imponha respeito e seja convidativa para o eleitorado. Além de ser a base para o marketing do candidato, norteia o visual de todos os materiais. A identidade visual padronizada passa a sensação de continuidade, confiança e interação. Os materiais online e off-line devem seguir uma mesma identidade para que você alcance esses benefícios.

Presença online

Ter uma boa presença nas redes sociais é essencial. Lá você divulga os seus feitos, cobra outros políticos, mostra a sua insatisfação com os descasos sofridos pela população e pode se defender de ataques. As redes sociais são uma forma de estar mais próximo do seu público, mas você também precisar estar presente nas ruas e registrar esses momentos.

Redes sociais

Ela é uma ferramenta essencial para educar o eleitorado. Trabalhe com conteúdos relevantes e mantenha uma frequência de postagem nas redes e no seu site. Também é muito importante ficar atento aos horários: verifique quando o seu público é mais ativo. Além disso, participe, responda dúvidas, comentários e interaja com as pessoas. Apesar de ser uma prática recorrente em campanhas políticas, não tenha como foco principal atacar seus opositores. Utilize suas redes sociais para publicar vídeos, divulgar artigos do seu blog e fazer lives.

O portal do candidato

O site do candidato tem de ser feito pensando no público, ter um acesso fácil para centralizar a comunicação e replicar os discursos utilizados para divulgar o seu trabalho. Além disso, o site é tido como uma fonte oficial do candidato, por isso a linguagem deve ser um pouco mais formal. Além de apoiadores, a imprensa e influenciadores utilizarão o site para se informar sobre a agenda e pautas defendidas. Crie materiais que despertem o interesse das pessoas.

Crie um blog no seu site para compartilhar notícias, artigos e conteúdos mais complexos do que os tratados nas redes sociais. Outro benefício do site é que ele ajuda a melhorar o “ranking” do nome do candidato nos buscadores, facilitando a pesquisa dos possíveis eleitores.

Não abandone o olho no olho

Apesar de estratégias digitais serem muito importantes, os candidatos precisam continuar fazendo campanha na rua, visitando os eleitores e entrando em contato direto com as pessoas. Entregar materiais impressos e conversar com o eleitorado é essencial. Além de que, em momentos como esse, você pode adquirir material para alimentar as suas redes sociais com entrevistas, vídeos e fotografias. Um bom enxoval para os materiais off-line é composto por: santinhos, faixas, adesivos, folders, selos para carro e micro perfurados.

Outras estratégias

Peça apoio de pessoas influentes da sua cidade, podem ser políticos conhecidos, líderes sindicais ou até digital influencers. Para isso, você precisará de mais um material: cartão de visita da campanha. Sempre que houver uma reunião, passe os contatos da campanha para que seus apoiadores possam ajudar na divulgação da sua candidatura. Além disso, é interessante disponibilizar a plotagem micro perfurada para colocar nos carros de pessoas influentes na cidade

Quando começar?

Se você está em dúvida sobre qual o melhor momento para iniciar a sua campanha, leia o nosso texto “Além da campanha – Quando começar o Marketing Político?” . A TKO Comunicação possui 16 anos de experiência atuando em campanhas políticas. Participação em campanhas para vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, governador e presidente da República, atuando desde o planejamento até a execução e acompanhamento.

Lembre-se, quanto mais cedo você começar, melhor! Mande uma mensagem para a TKO para marcarmos uma reunião: (11) 99008-5745.

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